“informa
topo-desktop--750x146-build4.png
topo-desktop--750x146-build3.png

Palestrantes

Abílio Almeida

Abílio Almeida

Arquiteto, Griffe Arquitetura
Anderson Benite

Anderson Benite

Engenheiro, Benite Consultoria
Biography

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP (1999), Mestre em Tecnologias e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP, MBA Executivo pelo Insper, LEED-AP® BD+C, CMVP®, Consultor GBC Casa e Condomínios®. Atua como consultor independente em Inovação Tecnológica e Green Building e professor no GBC Brasil e na pós-graduação do Mackenzie. Foi pioneiro no movimento de green buildings no país e consultor nos primeiros projetos que obtiveram a certificação LEED e que impulsionaram o mercado (Eldorado Tower, Ventura, Delboni, Torre Santander, Morgan Stanley) e, ao longo de 20 anos em sua carreira profissional, participou em mais de 200 empreendimentos, em diferentes cidades e com as mais variadas tipologias (corporativos, residenciais, hospitais, fábricas, shoppings, galpões, escritórios, varejo, estádios da copa, instalações olímpicas, etc.), adquirindo experiências e conhecimentos de uma grande quantidade de soluções de projeto, tecnologias, fornecedores e materiais construtivos.

Béda Barkokébas

Béda Barkokébas

Engenheiro, Universidade de Alberta
Biography

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e Mestre pela Universidade de Alberta (Canadá). No Brasil, atuou na área de coordenação de projetos, orçamento, planejamento e implantação de ferramentas BIM no estado de Pernambuco. Pioneiro na área, Béda vem implementando com sucesso ferramentas BIM na construção e planejamento de edificações verticais, residenciais e shoppings centers desde 2010. Presentemente, é doutorando pela Universidade de Alberta com grande atuação em empresas de construções modulares e desenvolvimento de ferramentas para o controle de custos, produção e projetos no Brasil, Canadá e Estados Unidos. Atualmente, coordena um projeto de cooperação com a Universidade de Alberta para a implantação de uma fábrica modular no Estado de São Paulo.

Carlos Alexandre Da Costa

Carlos Alexandre Da Costa

Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Ministério da Economia
Biography

Secretário Especial Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade. Economista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e Ph.D (ABD) em Economia pela University of California, Los Angeles. Foi diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do BNDES; presidente do Instituto de Performance e Liderança; executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional. Carlos Da Costa é fluente em inglês, francês, espanhol e italiano. Apresenta, ainda, vasta atuação no setor acadêmico, tendo sido professor de Economia e Finanças no Ibmec, na UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Desenvolveu, também, atividades de pesquisa em diversas áreas como “Economia e Regulação”, “Investimento Estrangeiro”, “Regulação Setorial” e “Reformas Macroeconômicas”.

Carlos Conde

Carlos Conde

Carlos Conde, ALACERO
Cesar Bilibio

Cesar Bilibio

Presidente, MEDABIL
Cezar Valmor Mortari

Cezar Valmor Mortari

Engenheiro, Irontec
Biography

Nascido em Nova Araçá RS em 1959, graduado em Engenharia Civil em Porto Alegre RS, pela UFRGS em 1984. Iniciou a carreira no departamento de planejamento das empresas Craidy Consultoria e Kepler Weber, participando, entre outros, dos projetos dos portos de Paranaguá PR, Rio Grande RS, São Francisco do Sul SC e Porto Alegre RS. Foi Responsável Técnico por mais de 1 milhão de metros quadrados construídos. Nestes últimos 20 anos, tem ministrado palestras em congressos e seminários de Engenharia e Construção Metálica. Articulista em publicações especializadas da Engenharia, participou de eventos ligados ao setor nos EUA, Europa e Ásia. Atualmente é o Diretor Técnico da empresa IRONTEC Construção Metálica sediada em Aparecida de Goiânia GO, tendo participado, entre outras, da execução em aço das expansões do Shopping Flamboyant em Goiânia GO, da sede do Conselho Nacional de Justiça em Brasília DF e da Torre de TV Digital em Brasília DF. É Vice Presidente do SINDUSCON GO e Pós-Graduando em Eng. de Produção pela UFG. Mora em Goiânia GO.

Diogo Mac Cord de Faria

Diogo Mac Cord de Faria

Secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, Ministério da Economia
Biography

Diogo Mac Cord de Faria. Engenheiro mecânico, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, mestre em desenvolvimento de tecnologia pelo LACTEC e doutor em sistemas de potência (regulação do mercado de energia) pela USP. É certificado CP3P-F, pela APMG International. Com mais de 10 anos de experiência na área, atuou ao lado de governos, agências reguladoras e investidores na estruturação de projetos e no aperfeiçoamento dos cenários regulatórios de concessões de infraestrutura. Foi coordenador do MBA do Setor Elétrico da FGV Management e professor de regulação econômica e tarifas. Foi co-fundador e coordenador-geral do Projeto infra2038 - iniciativa que busca colocar o Brasil entre as 20 primeiras colocações do ranking de infraestrutura do Fórum Econômico Mundial até 2038. Foi diretor (pro-bono) das divisões de saneamento básico e logística da FIESP e membro de diferentes comitês na ABDIB. Antes de assumir a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo era sócio-líder de governo e regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil.

Edison Lopes

Edison Lopes

Presidente, ASBEA
Eduardo Lafraia

Eduardo Lafraia

Presidente, Instituto de Engenharia
Biography

Engenheiro civil (Mackenzie), pós-graduado em Administração De Empresas (FGV) e MBA em Administração De Empreendimentos da Construção Civil (POLI-USP). Atualmente é diretor da empresa Sebel Engenharia E Construções Ltda., que atua no setor de Construção Habitacional, e presidente do Instituto de Engenharia. Foi presidente do conselho deliberativo da APEOP, membro do conselho de orientação do IPT, do conselho superior de infraestrutura da FIESP, da cadeia produtiva da indústria da Construção Civil, FIESP, conselheiro e diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão, foi diretor do SCIESP – Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, diretor de obras da COHAB-SP e presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes, na universidade Mackenzie. É membro dos conselhos consultivo e deliberativo do Instituto de Engenharia, e diretor pleno da associação comercial de São Paulo.

Emerson Vidigal

Emerson Vidigal

Arquiteto, Estúdio 41 Arquitetura
Biography

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná em 1997. Doutor em Projeto de Edificações pela USP em 2010. Professor de projeto de arquitetura na UFPR desde 2009. Sócio fundador do Estúdio 41 Arquitetura, escritório sediado em Curitiba, em 2006. Premiado em concursos de arquitetura desde 2003, com destaque para os projetos: da Estação Antártica Comandante Ferraz em 2013, da sede da Fecomércio SESC SENAC RS em 2011, do Masterplan para a Orla do Lago Paranoá em 2018.

Evandro Rivera Martin

Evandro Rivera Martin

Engenheiro, Evandro Rivera Martin
Biography

14 anos de experiência no mercado de proteção anticorrosiva com revestimentos da linha Protective Coatings, atuando diretamente com projetistas (engenharias) e empresas do segmento química, petroquímica, refinarias, plataformas offshore, mineração, energia, entre outros, além de atuar há mais de seis anos com revestimento do tipo proteção passiva contra incêndio, sempre auxiliando na elaboração de especificações técnicas de pintura e auxiliando nas questões de proteção contra fogo e corrosão. Formado em Engenharia Químico pela Escola de Engenharia Mauá, graduado também como Técnico em Química no SENAI e MBA em Gestão Comercial pela FGV.

Filomena Russo

Filomena Russo

Arquiteta, Arq. Filomena Russo
Biography

Gaduated in Architecture from FAUUSP in 1986 and is a qualified and registered Architect in the UK. She also studied Environmental Design for Architecture at the University of Cambridge, gaining a postgraduate MPhil Master’s Degree in 2005. Filomena has recently left Foster + Partners and set up her own architectural practice in São Paulo and London. She worked in Paris with Massimiliano Fuksas and in London with Nicholas Grimshaw and with Foster + Partners. Filomena worked with Foster + Partners for 23 years, rising to be an Architect Partner leading and managing large project teams on a variety of outstanding and award-winning projects around the world. Filomena represented and was responsible for Foster + Partners Brasil. Together with the project team in Brazil and in New York, she developed and delivered designs for Tishman Speyer’s AQWA in Rio de Janeiro, the first Foster + Partners built project in Brasil.

Francisco Expedito Deusdara

Francisco Expedito Deusdara

Arquiteto, MDB Arquitetura
Henrique Campelo Gomes

Henrique Campelo Gomes

Professor, EP USP
João Vendramini

João Vendramini

Presidente, ABECE
Biography

Engenheiro Civil pela FESP (Faculdade de Engenharia de São Paulo), Especialista em estruturas pré-moldadas de concreto pela UFSCAR -Universidade Federal de São Carlos, professor do curso de Pós- Graduação em Estruturas de Concreto Armado para Edifícios, Diretor Técnico da VENDRAMINI ENGENHARIA, Presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, Coordenador da comissão de revisão da NBR 6120:2019, colaborador na elaboração e revisão de diversas normas técnicas voltadas para a área de estruturas, ganhador de vários prêmios e homenagens como: Menção Honrosa do Prêmio Talento Engenharia Estrutural em 2004, Prêmio DESTAQUES ABECE 2012, Menção Honrosa do Prêmio “OBRA DO ANO” da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto - 2013, Prêmio Tilt-Up Achievement Award pela TCA - Tilt-Up Concrete Association em 2014.

Joísa Dutra

Joísa Dutra

Diretora, Centro de Estudos em Regulação de Infraestrutura da FGV
Jorge Moreira Carneiro

Jorge Moreira Carneiro

Engenheiro, Metodo Potencial Engenharia
José Luís Canal

José Luís Canal

Engenheiro, Canal & Musse
Julio Fontana Neto

Julio Fontana Neto

Presidente, RUMO
Biography

Presidente do Comitê Operacional e membro de Conselho de Administração da Rumo, Julio Fontana Neto é formado em Engenharia Mecânica e também em Administração pela Universidade Mackenzie, com MBA pelo EISE Business School – Universidade de Navarra (Espanha). Julio foi Diretor-Presidente da Rumo de agosto de 2009 a abril de 2019. Tem mais de 25 anos de experiência em posições de liderança e como principal executivo em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande portes dos segmentos de metalurgia, siderurgia, infraestrutura e logística. Em sua carreira profissional, acumula ainda a presidência por duas gestões da Associação dos Transportadores Ferroviários e por três anos do Sindicato Nacional dos Transportadores Ferroviários. Está na Cosan desde 2009, quando foi convidado a assumir a presidência da Rumo. Desde 2005, é membro do Conselho Superior de Infraestrutura (Coinfra) da Fiesp. Em 2017, foi eleito membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), e passou a integrar o Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp.

Leonardo Viana

Leonardo Viana

Leonardo Viana, CCR
Luiz Augusto Contier

Luiz Augusto Contier

Arquiteto, Contier Arquitetura
Biography

Nascido em São Paulo em 1951, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestre em “Estruturas Ambientais Urbanas” pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi vice-presidente por três mandatos e presidente do conselho Deliberativo da ASBEA Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, participando da gestão da entidade por 14 anos. Foi também vice-presidente da Abea – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura. Por 22 anos Coordenador e Profº do Curso de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu, participando por 30 anos do magistério de arquitetura. Participou ativamente por 20 anos na regulamentação da profissão (crea, cba) até a criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, onde atua como conselheiro. Dedica-se há 11 anos à implantação do BIM. Fora conselheiro do Conselho superior da Indústria da Construção da FIESP.

Luiz Augusto Milano

Luiz Augusto Milano

Fundador, MATEC Engenharia
Biography

Formado em engenharia civil pela FESP e em Engenharia de Produção pela USP, com experiência em desenvolvimentos e gestão de projetos de alta complexidade, inovação e tecnologia, além de sustentabilidade e governança corporativa. Empreendedor, Fundador da Matec Engenharia.

Luiz Henrique Ceotto

Luiz Henrique Ceotto

Engenheiro, Luiz Henrique Ceotto
Marcelo Bittencourt Mokayard

Marcelo Bittencourt Mokayard

Presidente, Kingspan Isoeste
Marcelo Pulcinelli

Marcelo Pulcinelli

Engenheiro, MATEC
Biography

Engenheiro Civil, formado pela FESP - Faculdade de Engenharia de São Paulo, trabalha na Matec engenharia desde 2003. Desenvolveu coordenação de alguns empreendimentos como gerente de contrato e foi responsável pela equipe de projetos a partir de 2007 participando ativamente no desenvolvimento de produtos e engenharia para projetos built to suit e também empreendimentos comerciais e industriais. Atualmente é responsável pela área de Engenharia e pelo desenvolvimento de todos os projetos da Matec.

Marco Antonio Cassou

Marco Antonio Cassou

Marco Antonio Cassou, EcoRodovias
Maria Cristina Oliveira Moura Valle

Maria Cristina Oliveira Moura Valle

Vice Presidente, Construtora Caparaó
Marino Garofani

Marino Garofani

Presidente, ABCEM
Nivaldo Vieira de Andrade Junior

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

Presidente, Direção Nacional do IAB
Biography

Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou pós-doutorado (2016-17) junto à École d'Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est Créteil Val de Marne / Université de Paris-Est Marne-la-Vallée, com bolsa CAPES. Professor Adjunto do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, do qual foi Coordenador (2015-16). Professor permanente e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA, onde ministra as disciplinas Sítios Históricos Urbanos: Análise, gestão e intervenção, Projeto em Preexistências e Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina e orienta dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, certificado pelo CNPq, junto com a Profa. Dra. Naia Alban. Foi coordenador (2012-2014) e vice-coordenador (2009-2012) do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Noturno), além de membro do Núcleo Docente Estruturante da FAUFBA. É Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tendo sido anteriormente Presidente do Departamento da Bahia do IAB e Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN) e foi membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador (Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador), do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil. Tem participado dos Comitês Científicos de importantes eventos das áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio e de Comitês Editoriais de revistas especializadas, bem como da Comissão Julgadora de concurso e bienais de arquitetura no Brasil e no exterior, com destaque para a Bienal Internacional da Arquitectura de Costa Rica e para a Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito. Foi coordenador geral dos eventos ArquiMemórias 4 e 5 - Encontros Internacionais sobre Preservação do Patrimônio Edificado (2013 e 2017) e coordenador da Comissão Científica do 6º Seminário Projetar (2013). Foi indicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2015, como um dos três relatores do 27th World Congress of Architects da Union Internationale des Architectes (UIA), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho/2020. Entre 2006 e 2009, coordenou nacionalmente, na condição de Técnico do IPHAN, o Inventário da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Modernos. Dentre as premiações recebidas, destacam-se: primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 - Concurso Nacional de Idéias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; 3º lugar no 1º Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros; menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2013 e no Prêmio ANPARQ de Tese 2014; e três menções honrosas no Prêmio Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação. Projetos de sua autoria têm sido publicados em revistas e livros especializados e participado de exposições no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Equador, Itália e Reino Unido). Proferiu palestras e é autor de artigos publicados no Brasil e no exterior (Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Portugal e Reino Unido) sobre preservação do patrimônio edificado e sobre arquitetura e urbanismo modernos e contemporâneos, em especial intervenções em edifícios e sítios de valor cultural, teorias da conservação e da restauração e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.

Pedro Donnard

Pedro Donnard

Engenheiro, Construtora Caparaó
Biography

Engenheiro Civil gradado pela UFMG em 1988. Atuou nos últimos 31 anos no ramo de construção pesada, civil, hospitalar e industrial exercendo atividades de coordenação de desenvolvimento de projetos juntamente com a execução e supervisão das obras. Trabalhou nas empresas abaixo: - Construtora Caparaó; - Diedro Construções e Serviços; - Construtora Melmor; - Mendes Junior.

Renato Reyes

Renato Reyes

Engenheiro, Tishman Speyer
Ricardo Minatto Brandão

Ricardo Minatto Brandão

Presidente, Brametal
Sagar Raghuwanshi

Sagar Raghuwanshi

Global Concept Manager, Jotun
Biography

Paints and coatings industry professional with a bachelor’s degree in chemical engineering from University of Toronto, Canada. Currently based out of Dubai, UAE and supporting sales and marketing as Global Concept Manager – Infrastructure, a strategic market of growth for Jotun’s performance coatings business. Past experience includes construction management in the energy industry, technical sales and business development in the aluminium packaging industry and supply chain management during early years at Jotun.

Samuel Kruchin

Samuel Kruchin

Arquiteto, Kruchin Arquitetura
Biography

Arquiteto titular da empresa Kruchin Arquitetura, autor de projetos como Praça Pamplona – SP, Bolsa de Café de Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Fábrica Santa Helena, Edifício Regente Feijó, Palácio da Justiça de São Paulo e responsável pelas obras publicadas: Portfólio Brasil, Arquitetura e Arte; Kruchin uma Poética da História, Obra de Restauro; Samuel Kruchin: Arquitetura.

Talita Tormin Saito

Talita Tormin Saito

Subsecretária de Desenvolvimento Produtivo, Rede Industrial do Ministério da Economia
Teco Medina

Teco Medina

Colunista, CBN
Biography

Colunista da CBN e Consultor financeiro, é formado em Finanças pelo Insper, atua há quase 20 anos no mercado financeiro. É autor dos livros ''Investindo em Ações - Os primeiros passos'', “Investindo sem Erro” e "Investindo no Futuro", todos pela Editora Saraiva. Foi controller da Luandre - Soluções em Recursos Humanos. Teco Medina, como é conhecido, é palestrante e co-apresentador dos programas ''Fim de Expediente'', "Hora de Expediente" e "Call de Abertura" na rádio CBN. Esse último, uma conversa sobre economia junto com o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartzaman.

Vinicius Andrade

Vinicius Andrade

Arquiteto, Andrade Morettin
Biography

Vinicius Andrade - Arquiteto e Urbanista, formado pela FAUSP, em 1992. Sócio-fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, desde 1997. Leciona na Escola da Cidade, em São Paulo, desde 2005, onde é coordenador pedagógico desde 2019, é responsável pelo curso executivo Inovação Urbana: novas formas de fazer Cidade – INSPER, desde 2017. É conselheiro no CAU-SP, integrante da Comissão de Ensino e Formação e membro do Conselho Cientifico, responsável pela curadoria do 27o. Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020. Belo Horizonte – Edifício CONCÓRDIA Corporate

Wander Pacheco Vieira

Wander Pacheco Vieira

Engenheiro, Wander Pacheco Vieira

Search