“informa

Palestrantes

Abilio Almeida

Abilio Almeida

Socio Diretor, Griffe Arquitetura
Biography

 Goiânia – GO em 1955  PUC Goiás – Arquitetura e Urbanismo em 1981  Projeto e Construção do primeiro edifício residencial de estrutura metálica em Goiânia em 1982  Griffe Arquitetura em 1985  Mais de 4.250.000 m² projetados  17 Shopping Centers  12 Hotéis e Apart Hoteis  45 Edifícios Residenciais  5 Edifícios Comerciais  Clubes, Faculdades, Colégios, Indústrias  Complexo Cultural e Esportivo do SESC em Brasília, que participou do Festival Mundial de Arquitetura na cidade de Singapura em 2013.  Diversas Palestras  Artigos em revistas e jornais  Diretor Técnico e Sócio do Grupo Natos que construiu e está operando o Enjoy Olímpia Park Resort com 912 UHs na cidade de Olímpia-SP. Em 2021 será inaugurado o Solar das Águas Park Resort com 1.000 UHs. Estes dois empreendimentos hoteleiros no sistema de Tempo Compartilhado são os maiores resorts do Estado de São Paulo.  Visionário na concepção de Projetos de Arquitetura e Construção em Estrutura Metálica.

Acir Mercio Loredo Souza

Acir Mercio Loredo Souza

Acir Mercio Loredo Souza, UFRGS
Anderson Glauco Benite

Anderson Glauco Benite

Coordenador/Palestrante, BENITE Consultoria
Biography

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP (1999), Mestre em Tecnologias e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP, MBA Executivo pelo Insper, LEED-AP® BD+C, CMVP®, Consultor GBC Casa e Condomínios®. Atua como consultor independente em Inovação Tecnológica e Green Building e professor no GBC Brasil e na pós-graduação do Mackenzie. Foi pioneiro no movimento de green buildings no país e consultor nos primeiros projetos que obtiveram a certificação LEED e que impulsionaram o mercado (Eldorado Tower, Ventura, Delboni, Torre Santander, Morgan Stanley) e, ao longo de 20 anos em sua carreira profissional, participou em mais de 200 empreendimentos, em diferentes cidades e com as mais variadas tipologias (corporativos, residenciais, hospitais, fábricas, shoppings, galpões, escritórios, varejo, estádios da copa, instalações olímpicas, etc.), adquirindo experiências e conhecimentos de uma grande quantidade de soluções de projeto, tecnologias, fornecedores e materiais construtivos.

Béda Barkokébas

Béda Barkokébas

Engenheiro, Universidade de Alberta
Biography

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e Mestre pela Universidade de Alberta (Canadá). No Brasil, atuou na área de coordenação de projetos, orçamento, planejamento e implantação de ferramentas BIM no estado de Pernambuco. Pioneiro na área, Béda vem implementando com sucesso ferramentas BIM na construção e planejamento de edificações verticais, residenciais e shoppings centers desde 2010. Presentemente, é doutorando pela Universidade de Alberta com grande atuação em empresas de construções modulares e desenvolvimento de ferramentas para o controle de custos, produção e projetos no Brasil, Canadá e Estados Unidos. Atualmente, coordena um projeto de cooperação com a Universidade de Alberta para a implantação de uma fábrica modular no Estado de São Paulo.

Carlos Alexandre Da Costa

Carlos Alexandre Da Costa

Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), Ministério da Economia
Biography

Secretário Especial Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade. Economista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e Ph.D (ABD) em Economia pela University of California, Los Angeles. Foi diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do BNDES; presidente do Instituto de Performance e Liderança; executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional. Carlos Da Costa é fluente em inglês, francês, espanhol e italiano. Apresenta, ainda, vasta atuação no setor acadêmico, tendo sido professor de Economia e Finanças no Ibmec, na UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Desenvolveu, também, atividades de pesquisa em diversas áreas como “Economia e Regulação”, “Investimento Estrangeiro”, “Regulação Setorial” e “Reformas Macroeconômicas”.

Carlos Conde

Carlos Conde

Analista de Sustentabilidad y Tecnologia, ALACERO
Biography

Químico Ambiental de formação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre em Ciências e Tecnologia da Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente trabalha na Alacero – Associação Latino Americana do Aço nas áreas de sustentabilidade, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento do uso do aço no setor da construção civil. Possui experiência em gerenciamento de projetos, sustentabilidade corporativa, benchmarking e gerenciamento de resíduos sólidos com foco em Logística Reversa.

Cesar Bilibio

Cesar Bilibio

Presidente do Conselho, MEDABIL
Biography

César Bilibio, 48 anos Formado em Administração de Empresas pela PUCRS no ano de 1996 Diretor Comercial da Medabil Tessenderlo S/A – 1998 a 2004 Diretor Vice-Presidente da Medabil S/A - 2008 a 2009 Atual Diretor Presidente da Medabil S/A Membro do Conselho de Administração da Medabil S/A – desde 2006 Presidente do Conselho de Administração da Medabil S/A – julho/2018 a junho/2019 Vice-Presidente da Área de Construção Metálica da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) – desde 2012 Presidente da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) – gestão 2015/2016

Cézar Valmor Mortari

Cézar Valmor Mortari

Diretor, IRONTEC
Biography

Nascido em Nova Araçá RS em 1959, graduado em Engenharia Civil em Porto Alegre RS, pela UFRGS em 1984. Iniciou a carreira no departamento de planejamento das empresas Craidy Consultoria e Kepler Weber, participando, entre outros, dos projetos dos portos de Paranaguá PR, Rio Grande RS, São Francisco do Sul SC e Porto Alegre RS. Foi Responsável Técnico por mais de 1 milhão de metros quadrados construídos. Nestes últimos 20 anos, tem ministrado palestras em congressos e seminários de Engenharia e Construção Metálica. Articulista em publicações especializadas da Engenharia, participou de eventos ligados ao setor nos EUA, Europa e Ásia. Atualmente é o Diretor Técnico da empresa IRONTEC Construção Metálica sediada em Aparecida de Goiânia GO, tendo participado, entre outras, da execução em aço das expansões do Shopping Flamboyant em Goiânia GO, da sede do Conselho Nacional de Justiça em Brasília DF e da Torre de TV Digital em Brasília DF. É Vice Presidente do SINDUSCON GO e Pós-Graduando em Eng. de Produção pela UFG. Mora em Goiânia GO.

Diogo Mac Cord de Faria

Diogo Mac Cord de Faria

Secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, Ministério da Economia
Biography

Diogo Mac Cord de Faria. Engenheiro mecânico, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, mestre em desenvolvimento de tecnologia pelo LACTEC e doutor em sistemas de potência (regulação do mercado de energia) pela USP. É certificado CP3P-F, pela APMG International. Com mais de 10 anos de experiência na área, atuou ao lado de governos, agências reguladoras e investidores na estruturação de projetos e no aperfeiçoamento dos cenários regulatórios de concessões de infraestrutura. Foi coordenador do MBA do Setor Elétrico da FGV Management e professor de regulação econômica e tarifas. Foi co-fundador e coordenador-geral do Projeto infra2038 - iniciativa que busca colocar o Brasil entre as 20 primeiras colocações do ranking de infraestrutura do Fórum Econômico Mundial até 2038. Foi diretor (pro-bono) das divisões de saneamento básico e logística da FIESP e membro de diferentes comitês na ABDIB. Antes de assumir a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo era sócio-líder de governo e regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil.

Edison Lopes

Edison Lopes

Presidente da AsBEA, AsBEA
Biography

Arquiteto e Urbanista formado pela FAUUSP em 1.987. Participou de projetos nas áreas industriais e comerciais tendo trabalhado na Enger, Promon, ALG e Pão de Açúcar entre outras empresas. Desde 2.003 é sócio fundador da Argis, já tendo desenvolvido projetos para lojas e shoppings para as redes Wal-Mart, Carrefour, SmartFit, Sodimac, REP, Pão de Açúcar, Cobasi, Best Center, Terral, HSI e Iguatemi entre outras. Associado à AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura desde 2.006, já participou de grupos de trabalho, foi Vice-Presidente e atualmente é o presidente da Associação.

Eduardo Ferreira Lafraia

Eduardo Ferreira Lafraia

Presidente, Instituto de Engenharia
Biography

Engenheiro civil (Mackenzie), pós-graduado em Administração De Empresas (FGV) e MBA em Administração De Empreendimentos da Construção Civil (POLI-USP). Atualmente é diretor da empresa Sebel Engenharia E Construções Ltda., que atua no setor de Construção Habitacional, e presidente do Instituto de Engenharia. Foi presidente do conselho deliberativo da APEOP, membro do conselho de orientação do IPT, do conselho superior de infraestrutura da FIESP, da cadeia produtiva da indústria da Construção Civil, FIESP, conselheiro e diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão, foi diretor do SCIESP – Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, diretor de obras da COHAB-SP e presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes, na universidade Mackenzie. É membro dos conselhos consultivo e deliberativo do Instituto de Engenharia, e diretor pleno da associação comercial de São Paulo.

Eron Costin

Eron Costin

Socio Diretor, Estúdio 41 Arquitetura SS Ltda.
Biography

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005. Foi sócio fundador do escritório Oca Arquitetos em 2006. Premiações e menções honrosas em diversos concursos nacionais de arquitetura desde 2003. Atua como arquiteto sócio fundador do Estúdio 41.

Evandro Rivera Martin

Evandro Rivera Martin

Supervisor de Projetos, JOTUN
Biography

14 anos de experiência no mercado de proteção anticorrosiva com revestimentos da linha Protective Coatings, atuando diretamente com projetistas (engenharias) e empresas do segmento química, petroquímica, refinarias, plataformas offshore, mineração, energia, entre outros, além de atuar há mais de seis anos com revestimento do tipo proteção passiva contra incêndio, sempre auxiliando na elaboração de especificações técnicas de pintura e auxiliando nas questões de proteção contra fogo e corrosão. Formado em Engenharia Químico pela Escola de Engenharia Mauá, graduado também como Técnico em Química no SENAI e MBA em Gestão Comercial pela FGV.

Fausto Muñoz Muñiz

Fausto Muñoz Muñiz

Engenheiro, EPC
Filomena Russo

Filomena Russo

Socio Diretor, Filomena Russo | Arquitetura
Biography

Gaduated in Architecture from FAUUSP in 1986 and is a qualified and registered Architect in the UK. She also studied Environmental Design for Architecture at the University of Cambridge, gaining a postgraduate MPhil Master’s Degree in 2005. Filomena has recently left Foster + Partners and set up her own architectural practice in São Paulo and London. She worked in Paris with Massimiliano Fuksas and in London with Nicholas Grimshaw and with Foster + Partners. Filomena worked with Foster + Partners for 23 years, rising to be an Architect Partner leading and managing large project teams on a variety of outstanding and award-winning projects around the world. Filomena represented and was responsible for Foster + Partners Brasil. Together with the project team in Brazil and in New York, she developed and delivered designs for Tishman Speyer’s AQWA in Rio de Janeiro, the first Foster + Partners built project in Brasil.

Francisco Expedito Muniz Deusdará

Francisco Expedito Muniz Deusdará

Socio Diretor, MDB Arquitetura
Biography

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará em 1989, trabalha na MD Brasil Arquitetura desde 1998. Atua na coordenação e desenvolvimento de projetos de urbanização e planejamento urbano, projetos para edificações públicas e privadas com foco na utilização de tecnologia BIM. Participou nesse período do desenvolvimento de projetos premiados pela ABCEM 2016, Primeiro Prêmio BIM da Administração Pública, 2018, Prêmio BIM SInduscon 2018.

Gustavo Aguiar

Gustavo Aguiar

Diretor Técnico, Metodo Potencial Engenharia
Biography

Engenheiro civil formado pela UNESP, trabalha na Método desde 2006 e atualmente responde pelo PMO e, na unidade de Construção Civil, pelos departamentos de Logística e Suprimentos, Planejamento e Propostas, Engenharia e Projetos (BIM). Já atuou como professor universitário, como consultor e como gerente em obras do segmento industrial, comercial e hospitalar. Possui extensão em Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios pela USP-FDTE, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e é Mestre em Inovação na Construção Civil pela Poli-USP. É certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2009.

Henrique Campelo Gomes

Henrique Campelo Gomes

Professor Doutor , EP USP
Biography

Graduado em Engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2005). Possui também mestrado em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Concluiu o doutorado pela Escola Politécnica da USP em 2013 na área de Mecânica Computacional. Tem experiência na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em estruturas de Metálicas, Concreto e Estruturas Mistas de Aço e Concreto. Atualmente, é Professor da Escola Politécnica da USP, onde leciona as disciplinas de Estruturas de Aço, Estruturas de Concreto e Ação do Vento nas Edificações. Desenvolve pesquisa nas áreas de Dinâmica de Fluidos Computacional, Mecânica Não Linear das Estruturas e Interação Fluido-Estrutura. É também pesquisador convidado do Instituto Ânima SOCIESC de Inovação.

João Vendramini

João Vendramini

Presidente, ABECE
Biography

Engenheiro Civil pela FESP (Faculdade de Engenharia de São Paulo), Especialista em estruturas pré-moldadas de concreto pela UFSCAR -Universidade Federal de São Carlos, professor do curso de Pós- Graduação em Estruturas de Concreto Armado para Edifícios, Diretor Técnico da VENDRAMINI ENGENHARIA, Presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, Coordenador da comissão de revisão da NBR 6120:2019, colaborador na elaboração e revisão de diversas normas técnicas voltadas para a área de estruturas, ganhador de vários prêmios e homenagens como: Menção Honrosa do Prêmio Talento Engenharia Estrutural em 2004, Prêmio DESTAQUES ABECE 2012, Menção Honrosa do Prêmio “OBRA DO ANO” da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto - 2013, Prêmio Tilt-Up Achievement Award pela TCA - Tilt-Up Concrete Association em 2014.

Joisa Campanher Dutra

Joisa Campanher Dutra

Diretora, Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura - FGV
Biography

Coordenadora - Joísa Dutra - Fundadora e Diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura (FGV CERI) e Professora da Fundação Getúlio Vargas. Membro do Global Future Council The Future of Energy for the World Economic Forum. Foi Diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) (2005-2009). Foi Professora visitante na Harvard Kennedy School of Government (2010) e Fellow na Australian Award Leadership Program (2013). Editora da Revista Competition and Regulation in Network Industries. Atua como Expert Witness em processos arbitrais nacionais e internacionais. Coordena projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Elétrico, inclusive projetos estratégicos demandados pelo regulador. Coordena projetos em regulação e infraestrutura de indústrias de rede (energia elétrica, petróleo e gás, água, telecomunicações, transportes). Coordena projetos executados junto a organismos multilaterais (World Bank e IDB). Trabalhou em diversos processos de reestruturação de indústrias de rede e modelagem de Leilões em infraestrutura. Possui experiência em Economia, trabalhando principalmente nas seguintes áreas: Economia da Regulação, Economia da Energia, Leilões, Economia Experimental, Teoria organizacional e Contratos.

José Luís Canal

José Luís Canal

Socio Diretor, Canal & Musse
Biography

Engenheiro Civil - UFRGS - 1985 Pos Graduaçao em Gerenciamento Projetos - 1986 Doutor Arquiteto - ETSAB - UPC Barcelona - 1992 Professor adjunto Depto Arquitetura - UFRGS - desde 1993 Coordenador projetos civis especiais Grupo Gerdau Coordenador geral projeto/obras Fundaçao Ibere Camargo Coordenador projeto equipe Bernardes e Jacobsen Museu Arte Rio de Janeiro MAR Coordenador geral projeto/obras Instituto Moreira Salles - sede SP Coordenador local projeto Complexo Cultural Luz com Herzog & de Meuron Responsavel por diversos projetos residenciais/comerciais ao longo 25 anos.

Luiz Augusto Contier

Luiz Augusto Contier

Diretor, Contier Arquitetura
Biography

Nascido em São Paulo em 1951, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestre em “Estruturas Ambientais Urbanas” pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi vice-presidente por três mandatos e presidente do conselho Deliberativo da ASBEA Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, participando da gestão da entidade por 14 anos. Foi também vice-presidente da Abea – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura. Por 22 anos Coordenador e Profº do Curso de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu, participando por 30 anos do magistério de arquitetura. Participou ativamente por 20 anos na regulamentação da profissão (crea, cba) até a criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, onde atua como conselheiro. Dedica-se há 11 anos à implantação do BIM. Fora conselheiro do Conselho superior da Indústria da Construção da FIESP.

Luiz Augusto Milano

Luiz Augusto Milano

Diretor Presidente, MATEC
Biography

Formado em engenharia civil pela FESP e em Engenharia de Produção pela USP, com experiência em desenvolvimentos e gestão de projetos de alta complexidade, inovação e tecnologia, além de sustentabilidade e governança corporativa. Empreendedor, Fundador da Matec Engenharia.

Luiz Henrique Ceotto

Luiz Henrique Ceotto

Engenheiro, Luiz Henrique Ceotto
Biography

• Sennior Partner da empresa de consultoria em produtividade TECNOENG Consultoria Empresarial Ltda • Sennior Partner da Urbic_Inc especializada em construções habitacionais industrializadas de múltiplos andares. • Foi responsável por todas as atividades de projeto e construção no Brasil pela Tishman Speyer Properties de 2005 até março de 2017. • Foi Diretor de Construção da Construtora Inpar em São Paulo por 11 anos. • Diretor de Construção e de Produto da Construtora Encol SA por 12 anos Na área acadêmica • É formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília. • Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP • Executive Certificate in Strategy and Innovation – Sloan School of Management, MIT - Massachusetts Institute of Technology • Foi professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. • É professor convidado do curso de mestrado profissional da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. • Publicou vários artigos e dois livros, sendo um livro sobre produção de fachadas e outro sobre modelagem de custos. • É membro do RICS - Royal Institution of Chartered Surveyors.

Marcelo Bittencourt Mokayad

Marcelo Bittencourt Mokayad

CEO, Kingspan ISOESTE
Marcelo Pulcinelli

Marcelo Pulcinelli

Diretor de Engenharia, MATEC
Biography

Engenheiro Civil, formado pela FESP - Faculdade de Engenharia de São Paulo, trabalha na Matec engenharia desde 2003. Desenvolveu coordenação de alguns empreendimentos como gerente de contrato e foi responsável pela equipe de projetos a partir de 2007 participando ativamente no desenvolvimento de produtos e engenharia para projetos built to suit e também empreendimentos comerciais e industriais. Atualmente é responsável pela área de Engenharia e pelo desenvolvimento de todos os projetos da Matec.

Marcos Penido

Marcos Penido

Secretário de infraestrutura e Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo
Biography

Engenheiro Civil formado pela Universidade Veiga de Almeida com extensão em Gerenciamento de Empreendimentos na Fundação Getúlio Vargas. Entrou na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em 1985, onde foi diretor técnico e presidente. Ainda na companhia, foi representante da CDHU junto à UNEP – SBCI –United Nations Environmental Programa – Sustainable Building and Climate Initiative e representante do Governo de São Paulo no Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano e ABC. Penido foi coordenador fundador do Programa QualiHab do Estado de São Paulo, secretário de Estado da Habitação de São Paulo. Na prefeitura da capital, exerceu as funções de secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, secretário Municipal de Serviços e Obras e secretário Municipal das Prefeituras Regionais. Atualmente Marcos é secretário de infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Maria Cristina Oliveira Moura Valle

Maria Cristina Oliveira Moura Valle

Vice Presidente, Construtora Caparaó S.A
Biography

Maria Cristina está na empresa há mais de 30 anos, tendo assumido a vice-presidência há seis anos. Em sua trajetória na Caparaó, ela conquistou no ano de 2018 o 16º prêmio Imec – Destaques na Construção Civil / MG-18 - Categoria Profissional, três 1º lugares nacionais em prêmios Deca – Um Sonho de Banheiro – Categoria Construtora nos anos 2003, 2005 e 2006 e esteve à frente de outros projetos premiados. O Amadeus Business Tower e o Concórdia Corporate conquistaram, respectivamente em 2007 e em 2013, o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, maior prêmio da América Latina nessa categoria; o ABC – All Business Center Emilio Pampolini venceu o International Property Award – Américas na categoria “Arquitetura de Escritórios” em 2012, e o Renaissance Work Center foi vencedor, em 2013, do Prêmio Master Imobiliário – Categoria Empreendimento Comercial. Entre outras publicações foi incluída entre os 18 mineiros do ano de 2018 pela Revista Encontro por sua atuação na Construtora.

Marino Garofani

Marino Garofani

Presidente, ABCEM
Biography

Italiano de nascimento e brasileiro naturalizado, mora em Curitiba desde 1961. Cursou o ensino secundário no Colégio Santa Maria e Colégio Estadual do Paraná. Formado em engenharia civil na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná na turma de 1969. Iniciou a vida profissional como desenhista na empresa Castelo Estruturas Metálicas e trabalhou na mesma empresa por 14 anos até 1976, coordenando as atividades de cálculo e projeto de estruturas metálicas. Em 1976 fundou a empresa Brafer Construções Metálicas S.A. na qual atua até hoje como diretor presidente e responsável técnico. A Brafer teve o seu início como escritório de projetos, depois com uma pequena fábrica em galpão alugado e finalmente com a instalação no Centro industrial de Araucária que hoje tem com área construída de 40 mil m2. A Brafer expandiu a sua atividade para outros estados, tem hoje mais uma fábrica no Rio de Janeiro e uma indústria para beneficiamento do aço em Juiz de Fora - MG, recém inaugurada. Ao longo da sua carreira profissional o engenheiro Marino Garofani executou inúmeras obras em estrutura metálica no Brasil e no exterior, nos mais diversos setores da engenharia, entre as quais citamos algumas entre as mais recentes: Arena Corinthians Arena do Atlético Paranaense Teatro ópera de Arame Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Guarulhos Estrutura da Caldeira da Klabin em Ortigueira-PR Arena de Handebol do Parque Olímpico do Rio de Janeiro Arena Deodoro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro Aciaria, Laminação e outras estruturas da Siderúrgica VSB em Jeceaba-MG Laminação, sinterização e outras estruturas da Siderúrgica Thyssen Krupp no Rio de Jan Laminação, Scrap Yard e outras estruturas da Siderúrgica SIVEN na Venezuela Estruturas para plantas de celulose no Chile e Uruguai Estruturas para industrias no Canadá e EUA Pontes metálicas para a VALE no Maranhão e Pará Pontes e viadutos metálicos no Rio de Janeiro Torres metálicas para os radares do SIVAM na Amazônia Ginásio Municipal de Londrina (1972) Ginásio Municipal de Maringá (1973) Atuou e atua nas seguintes entidades: Presidente da AECIAR — Associação dos Empresários do Centro Industrial de Araucária Presidente da AECIC — Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba Presidente da JUNIOR ACHIEVEMENT DO PARANÁ Diretor do SINDIMETAL — Sindicato das Industrias Metalúrgicas do Paraná Diretor do SINDUSCON — Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Paraná Diretor da ABCEM — Associação Brasileira dos Fabricantes de Estruturas Metálicas Recebeu reconhecimento e prêmios conferidos por diversas entidades: Prémio PERSONALIDADE AECIC 2013 Prêmio EMPRESARIO DESTAQUE 2012 da ALACERO- Associacion Latino Americana del Acero Prêmio EMPRESARIO DO ANO conferido pelo CEFET-PR Exerceu o ensino como professor no Curso de Engenharia do CEFET, no Curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Paraná e proferiu palestras em universidades.

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

Presidente IAB Nacional, IAB Nacional
Biography

Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou pós-doutorado (2016-17) junto à École d'Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est Créteil Val de Marne / Université de Paris-Est Marne-la-Vallée, com bolsa CAPES. Professor Adjunto do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, do qual foi Coordenador (2015-16). Professor permanente e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA, onde ministra as disciplinas Sítios Históricos Urbanos: Análise, gestão e intervenção, Projeto em Preexistências e Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina e orienta dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, certificado pelo CNPq, junto com a Profa. Dra. Naia Alban. Foi coordenador (2012-2014) e vice-coordenador (2009-2012) do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Noturno), além de membro do Núcleo Docente Estruturante da FAUFBA. É Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tendo sido anteriormente Presidente do Departamento da Bahia do IAB e Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN) e foi membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador (Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador), do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil. Tem participado dos Comitês Científicos de importantes eventos das áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio e de Comitês Editoriais de revistas especializadas, bem como da Comissão Julgadora de concurso e bienais de arquitetura no Brasil e no exterior, com destaque para a Bienal Internacional da Arquitectura de Costa Rica e para a Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito. Foi coordenador geral dos eventos ArquiMemórias 4 e 5 - Encontros Internacionais sobre Preservação do Patrimônio Edificado (2013 e 2017) e coordenador da Comissão Científica do 6º Seminário Projetar (2013). Foi indicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2015, como um dos três relatores do 27th World Congress of Architects da Union Internationale des Architectes (UIA), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho/2020. Entre 2006 e 2009, coordenou nacionalmente, na condição de Técnico do IPHAN, o Inventário da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Modernos. Dentre as premiações recebidas, destacam-se: primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 - Concurso Nacional de Idéias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; 3º lugar no 1º Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros; menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2013 e no Prêmio ANPARQ de Tese 2014; e três menções honrosas no Prêmio Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação. Projetos de sua autoria têm sido publicados em revistas e livros especializados e participado de exposições no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Equador, Itália e Reino Unido). Proferiu palestras e é autor de artigos publicados no Brasil e no exterior (Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Portugal e Reino Unido) sobre preservação do patrimônio edificado e sobre arquitetura e urbanismo modernos e contemporâneos, em especial intervenções em edifícios e sítios de valor cultural, teorias da conservação e da restauração e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.

Pedro Donnard

Pedro Donnard

Diretor Técnico, Construtora Caparaó
Biography

Engenheiro Civil gradado pela UFMG em 1988. Atuou nos últimos 31 anos no ramo de construção pesada, civil, hospitalar e industrial exercendo atividades de coordenação de desenvolvimento de projetos juntamente com a execução e supervisão das obras. Trabalhou nas empresas abaixo: - Construtora Caparaó; - Diedro Construções e Serviços; - Construtora Melmor; - Mendes Junior.

Prof. Dr. Zacarias C. Pravia

Prof. Dr. Zacarias C. Pravia

Engenheiro, Universidade de Passo Fundo
Biography

Engenheiro Civil pela UNAN de Nicaragua (1981), Mestre em Engenharia Civil na área de estruturas pela COPPE/UFRJ (1990) e Doutor em Engenharia Civil na área de estruturas pela COPPE/UFRJ (2003). Participou ou participa de várias Comissões de estudos de normas associadas a estrutura de aço da ABNT (NBR 8800, 14762, 6535, 5884, 6123 entre outras) e é o secretário da Comissão de estudos para a proposta de Norma ABNT para pontes de aço e mistas aço concreto e secretário da comissão de Light Steel Frame . Autor do Manual de galpões de Usos Gerais do CBCA(2010), e do Livro Projeto de Estruturas de Aço da Editora Elsevier (2013), e mais dois livros sobre pesquisas em estruturas de aço. Têm várias dezenas de artigos em congressos nacionais e internacionais e em revistas com alto fator de impacto. Elaborou diversos programas sobre estruturas registrados no INPI, dente deles o VISUALVENTOS, VISUALMETAL, JWOOD, e o lançado em 2018 no ambiente Android PS-NBR8800. American Society Civil Engineering- ASCE member 500788, Membro No 1105382 do American Institute of Steel Construction – AISC, e de outras associações nacionais e internacionais. Já lecionou em vários cursos de especialização em todo o Brasil. lecionou os cursos da CONSTRUMETAL(Congresso Latinoamericano de Estruturas Metálicas) de 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016. Já desenvolveu consultorias para diversas empresas como a Stabile, METASA, MEDABIL, NovaJVA, Petrobras, Intecnial, GlobSteel, ZIPCO, KEPLER WEBER entre outras. Revisor do Journal of Constructional Steel Research, Engineering Structures, RIEM e de outros jornais científicos. Editor da revista científica Revista Sulamericana de Engenharia Estrutural. Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Pós graduação com mestrado e doutorado em Engenharia Civil e Ambiental (www.ppgeng.upf.br) com várias orientações de mestrado e doutorado concluídas. Professor da Universidade de Passo Fundo desde 1992.

Renato Reyes

Renato Reyes

Sênior Manager, Tishman Speyer Brasil
Biography

Engº Renato Reyes, com mais de 1 milhão de m² de empreendimentos Triple A desenvolvido no Brasil, 16 anos de experiência no mercado de Real Estate e há 10 anos atuando como Sênior Manager na Tishman Speyer. Formado pela USU-RJ, com MBA em Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV-RJ.

Ricardo Minatto Brandão

Ricardo Minatto Brandão

Presidente do Conselho, BRAMETAL
Biography

Presidente do Conselho de Administração da Brametal. Nascido em Criciuma-SC, é casado e tem dois filhos. Com formação em Engenharia Civil, assumiu a Brametal, empresa idealizada por seu pai, o também Engenheiro Ayrton Egidio M. Brandão, onde primeiramente o objetivo era de atender ao ramo da construção civil e a partir deste pensamento, construíram uma história vitoriosa, transformando a Brametal em uma das maiores fábricas do mundo em estruturas metálicas para geração e transmissão de energia elétrica, atuando diretamente na gestão da empresa. Hoje totalmente profissionalizada. Atualmente a Brametal tem como sede a cidade de Linhares – ES, e tem duas unidades de produção, em CriciumaSC e Sabará-MG. Ricardo também atua em outras áreas de negócios, como agricultura e pecuária, acreditando sempre no empreendedorismo voltado para geração de empregos e renda para os brasileiros.

Sagar Raghuwanshi

Sagar Raghuwanshi

Global Concept Manager, JOTUN
Biography

Paints and coatings industry professional with a bachelor’s degree in chemical engineering from University of Toronto, Canada. Currently based out of Dubai, UAE and supporting sales and marketing as Global Concept Manager – Infrastructure, a strategic market of growth for Jotun’s performance coatings business. Past experience includes construction management in the energy industry, technical sales and business development in the aluminium packaging industry and supply chain management during early years at Jotun.

Samuel Kruchin

Samuel Kruchin

Socio Diretor, KRUCHIN Arquitetura
Biography

Arquiteto titular da empresa Kruchin Arquitetura, autor de projetos como Praça Pamplona – SP, Bolsa de Café de Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Fábrica Santa Helena, Edifício Regente Feijó, Palácio da Justiça de São Paulo e responsável pelas obras publicadas: Portfólio Brasil, Arquitetura e Arte; Kruchin uma Poética da História, Obra de Restauro; Samuel Kruchin: Arquitetura.

Talita Tormin Saito

Talita Tormin Saito

Subsecretária de Desenvolvimento produtivo de Rede Industrial, Ministério da economia
Biography

Servidora pública da carreira de Analista de Comércio Exterior, do Ministério da Economia. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e MBA em Projetos pela FGV. Atualmente ocupa o cargo de Subsecretária da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. Atuou como Coordenadora-Geral das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e de Bens de Consumo da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC de 2010 a 2019 e exerceu, ainda, a função de Diretora de Insumos Básicos e Trabalho, Substituta. É Presidente substituta do Comitê Gestor da Estratégia BIM BR (CG-BIM).

Teco Medina

Teco Medina

Economista, CBN
Biography

Colunista da CBN e Consultor financeiro, é formado em Finanças pelo Insper, atua há quase 20 anos no mercado financeiro. É autor dos livros ''Investindo em Ações - Os primeiros passos'', “Investindo sem Erro” e "Investindo no Futuro", todos pela Editora Saraiva. Foi controller da Luandre - Soluções em Recursos Humanos. Teco Medina, como é conhecido, é palestrante e co-apresentador dos programas ''Fim de Expediente'', "Hora de Expediente" e "Call de Abertura" na rádio CBN. Esse último, uma conversa sobre economia junto com o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartzaman.

Venilton Tadini

Venilton Tadini

Presidente Executivo, ABDIB
Biography

Venilton Tadini é presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde janeiro de 2016. Foi presidente e membro Conselho de Administração do Banco Fator. Atuou como Diretor das áreas de Infraestrutura e Planejamento do BNDES (1990-1992), além de diretor da Secretaria do Tesouro Nacional. Economista e mestre em economia pela USP. Foi professor-coordenador do curso de Fusões e Aquisições da FGV-PEC.

Vinicius Andrade

Vinicius Andrade

Socio Diretor, Andrade Morettin Arquitetura
Biography

Vinicius Andrade - Arquiteto e Urbanista, formado pela FAUSP, em 1992. Sócio-fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, desde 1997. Leciona na Escola da Cidade, em São Paulo, desde 2005, onde é coordenador pedagógico desde 2019, é responsável pelo curso executivo Inovação Urbana: novas formas de fazer Cidade – INSPER, desde 2017. É conselheiro no CAU-SP, integrante da Comissão de Ensino e Formação e membro do Conselho Cientifico, responsável pela curadoria do 27o. Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020. Belo Horizonte – Edifício CONCÓRDIA Corporate

Walnório Graça Ferreira

Walnório Graça Ferreira

Walnório Graça Ferreira, UFES
Wander Pacheco Vieira

Wander Pacheco Vieira

Coordenador Especialista em Engenharia Mecânica, ArcelorMittal
Biography

Wander Pacheco Vieira, ocupa a função de Coordenador de Equipe de Engenharia de Materiais e Desenvolvimento da empresa ArcelorMittal Tubarão é professor de graduação e pós-graduação da Universidade Vila Velha-ES. É Mestre em Engenharia Mecânica (UFES), Pós-graduado em Engenharia de Soldagem (UCP-RJ) e Gerenciamento de Projetos (PUC-MG) e Engenharia de Segurança do Trabalho (UFES), MBA em Gestão Empresarial (FDC-MG). Graduado em Engenharia Mecânica e Matemática (UFES).

Search